Eleições CNPC: três entidades podem indicar representantes da área de museus

publicado: 23/11/2012 16h45,
última modificação: 24/09/2014 12h34

A Associação Brasileira de Museologia (ABM), o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (Icom-BR) e o Conselho Federal de Museologia (Cofem) foram as entidades escolhidas para indicar uma lista tríplice da qual será escolhido, pela ministra da Cultura, o representante da área de museus que ocupará a vaga no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

O Cofem, o Icom-BR, a ABM e a Associação Brasileira de Conservadores e de Restauradores (Abracor), todas elas de caráter associativo e de âmbito nacional atuantes na área de museus e memória, foram as quatro entidades que participaram das eleições, que aconteceram de 19 a 22 de novembro, durante o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), em Petrópolis (RJ).

Puderam votar na eleição todos os participantes inscritos no 5º FNM maiores de 16 anos, completos até a data de inscrição. Cada eleitor pôde votar apenas uma vez, apresentando um documento oficial com foto no momento da votação.

O CNPC é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura, e tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional. Saiba mais sobre as eleições para o conselho.

Texto: Ascom/Ibram