Carnaval 2012: museus estarão abertos em várias cidades brasileiras

publicado: 16/02/2012 18h10,
última modificação: 22/02/2012 18h00

A maior festa da cultura popular brasileira toma as ruas de várias cidades do país a partir do dia 17 de fevereiro. Mas para os que desejarem uma programação alternativa à folia, museus em várias cidades brasileiras estarão abertos normalmente durante o carnaval.

Goiás
O Museu das Bandeiras, de Cidade de Goiás, e o Museu Casa da Princesa, de Pilar de Goiás, recebem visitantes durante todo o carnaval, das 9h às 17h.  Já o Museu de Arte Sacra da Boa Morte funcionará das 9h às 13h. Na Quarta-Feira de Cinzas (22), os três abrem a partir das 14h. Outras informações aqui.

Minas Gerais
Na cidade de Ouro Preto, onde acontece o carnaval mais tradicional de Minas Gerais, a maioria dos museus estará aberta à visitação no período de 17 a 22 de fevereiro. Entre eles o Museu da Inconfidência, vinculado ao Ibram/MinC, que abre nos dias 17, 18, 19 e 22 no horário das 12h às 18h.

Paraná
Para quem estiver em Curitiba durante o carnaval, a Secretaria de Estado da Cultura manterá museus em funcionamento. Nos dias 18 e 19, os espaços funcionam em horário de fim de semana. No dia 20 estão fechados para limpeza e manutenção. Nos dias 21 e 22 reabrem em horários especiais. Saiba mais.

Rio de Janeiro
Em Petrópolis (RJ), o Museu Imperial/Ibram, que chegou a ser tema de samba enredo da escola de samba Unidos de São Carlos (atual Estácio de Sá) em 1968, estará de portas abertas ao público durante todo o Carnaval.

Devido à programação oficial da cidade, que acontece nas ruas ao redor do museu, os horários serão diferenciados. De 18 a 21, a visitação acontecerá das 11h às 16h. No dia 22, o Museu Imperial estará fechado para manutenção – que, normalmente, ocorre às segundas-feiras. Saiba mais.

No Guia dos Museus Brasileiros é possível verificar o endereço e os telefones dos museus de sua cidade.

Texto: Ascom/Ibram