Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia – Cenedom

O Centro de Documentação do Instituto Brasileiro de Museus (Cenedom) dispõe, em sua estrutura, do Arquivo Central, a Biblioteca Central, Biblioteca Depositária, espaço para estudos e pesquisas online.

cenedom completa

Missão
Fomentar e apoiar atividades de estudos e pesquisas na área da Museologia, além de realizar o trabalho sistemático de coleta, aquisição e registro da memória museológica, presente em documentos, livros, teses, dissertações, artigos, recortes de jornais.

Acesso às dependências do Cenedom
Para acessar ou permanecer no Centro, todos deverão se dirigir às portarias principais do prédio para cadastro, portando documento oficial de identificação. Na recepção do Cenedom é necessário se identificar e assinar no livro de visitas. Só após a identificação o usuário será direcionado aos serviços oferecidos pelo Centro.

Horário de Funcionamento
Segunda a quinta: das 9h às 18h
Sexta: das 12h às 18h

Localização
Instituto Brasileiro de Museus
Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia – Cenedom
SBN Quadra 2 Lote 8 Bloco N Edifício CNC III – Andar S1
CEP: 70040-020 Brasília-DF

Contatos
Recepção do Cenedom:
telefone (61) 3521-4201
e-mail: cenedom@antigo.museus.gov.br

Estrutura e Serviços:

Biblioteca Central e sala de estudos
Biblioteca Central e sala de estudos

Biblioteca Central
A Biblioteca Central é especializada em Museologia e áreas correlatas com cerca de 4 mil volumes. É constituída por livros, periódicos, obras de referência e multimeios, cartazes, cartões de convite de exposições temporárias dos diversos museus brasileiros e estrangeiros estando disponível para consulta ou estudo, a qualquer usuário.
O acervo é catalogado no Sistema Koha e está organizado por assunto, de acordo com a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e por ordem alfabética de autor. Acesse aqui o catálogo da Biblioteca Central.
O acesso às estantes é livre mediante autorização de funcionários do Cenedom.

Bibliotecária responsável:
Suelen Garcia Soares Vaz (CRB-1 2530)
Telefone (61) 3521-4302
E-mail suelen.soares@antigo.museus.gov.br

Biblioteca Depositária
Biblioteca Depositária

Biblioteca Depositária
A Biblioteca Depositária recebe todas as publicações oficiais de autoria, coautoria, em colaboração ou editadas pelo Ibram, tendo por finalidade armazenar, preservar e divulgar a memória técnica e institucional do Instituto Brasileiro de Museus. O acesso à Biblioteca Depositária é apenas para consulta local por intermérdio de um funcionário do Cenedom.
Para mais informações sobre a Biblioteca Depositária consulte a Portaria nº 196 de 22 de junho de 2011.

Arquivo permanente do Ibram
Arquivo permanente do Ibram

Arquivo Central
O Arquivo Central recebe a documentação arquivística da Administração Central do Ibram. Nele são armazenados os documentos transferidos ao arquivo intermediário e os documentos recolhidos ao arquivo permanente. A consulta ao acervo arquivístico é realizada estritamente por intermédio de um técnico da Coordenação de Arquivos e Bibliotecas de Museus que deverá avaliar as condições de acesso ao documento. O Arquivo Central segue as normas da Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011).

Arquivista responsável:
Elder Luiz de Andrade
Telefone (61) 3521-4343
E-mail: elder.andrade @antigo.museus.gov.br

Empréstimo de livros
O empréstimo é permitido somente aos servidores do Ibram. Para ter acesso ao serviço é necessária a apresentação da identificação funcional.

Espaço de Pesquisas Online
O espaço de pesquisa online disponibiliza o acesso a recursos tecnológicos e funciona como instrumento de apoio para pesquisas dos usuários. O espaço é dotado de 4 microcomputadores com acesso à internet sendo necessário login e senha para uso individual. O usuário deverá se identificar no balcão de recepção antes de utilizar o espaço.

Avaliação/sugestão do usuário
É de interesse à administração do Cenedom um retorno dos usuários quanto aos serviços prestados, infraestrutura e atendimento. Para isso, há um formulário disponível no balcão da recepção do Cenedom que poderá ser preenchido e entregue na recepção.

Divulgação do acervo bibliográfico e digital
O acesso ao catálogo online do Ibram pode ser feito aqui.
O acesso ao acervo digital do Ibram pode ser feito aqui.
O acesso ao Boletim Cenedom pode ser feito por aqui.

Normas para os usuários:

  • Todo usuário deverá se identificar no balcão de recepção antes de utilizar o espaço e os serviços do Cenedom.
  • Para garantir a segurança do acervo, não é permitida a entrada com bolsas e mochilas, sendo necessário o uso do escaninho para a guarda de objetos pessoais. Para utilizar o escaninho, o usuário deverá fazer o empréstimo da chave na recepção.
  • É permitido o uso da Internet ao público interno e externo para pesquisas.
  • Não é facultado ao usuário o acesso direto aos arquivos deslizantes.
  • O acesso às salas das coordenações, assessoria da Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal – CGSIM, somente mediante autorização de funcionário interno.
  • Por se tratar de um espaço compartilhado de pesquisa, solicita-se que o usuário faça silêncio e não utilize aparelho celular no ambiente de estudos do Cenedom.
  • Com o objetivo de preservar o acervo, não é permitido o consumo de bebidas e alimentos.
  • Não é permitida a realização de ligações telefônicas no balcão de atendimento