Colegiado de Museus estabelece metas para o biênio 2016-2018

publicado: 20/11/2015 14h20,
última modificação: 20/11/2015 14h20

O Colegiado Setorial de Museus junto ao Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), participou do Fórum Nacional Setorial das Áreas Técnicas, entre os dias 17  e 20 de novembro, em Brasília.

Durante a reunião, foram estabelecidas metas para o biênio 2016-2018, com base no Plano Nacional Setorial de Museus 2010-2020, que é a diretriz do Colegiado de Museus.

As metas estabelecidas são: consolidar as metas do PNSM e articular ações para seu monitoramento e avaliação; submeter a revisão do PNSM à consulta pública; colaborar com a revisão do Plano Nacional de Cultura; articular a implantação do Registro de Museus; estimular a criação da Rede Nacional de Identificação de Museus; estimular a participação na Rede Nacional de Identificação de Museus e; articular, em rede, o monitoramento do PNSM.

O Setorial de Museus, de acordo com a Portaria MinC 117-2014,  é formado pelo Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus, que existe desde 2004 com representantes da sociedade civil e dos poderes públicos. Saiba mais sobre o CNPC aqui.

PNSM

O Plano Nacional Setorial de Museus teve sua elaboração iniciada em 2009, de forma democrática e participativa, com plenárias estaduais e consolidado no 4º Fórum Nacional de Museus, em 2010, com a participação de cerca de 2 mil trabalhadores e estudantes do campo museológico. O PNSM foi revisto, em 2014, com a elaboração de indicadores e metas, possibilitando assim, o seu monitoramento e avaliação. Conheça o PNSM.