Comunidade de Taquaril – BH vai criar Museu

publicado: 17/02/2010 14h07,
última modificação: 06/04/2011 14h09

Moradores do bairro de Taquaril, em Belo Horizonte, vão realizar neste sábado, 20 de fevereiro, o Seminário de Apresentação e Criação do Ponto de Memória Museu do Taquaril, com a participação de lideranças comunitárias, autoridades e representantes do Programa Pontos de Memória. O evento vai ocorrer das 13h30 às 18h30, na Escola Municipal Professora Alcidas Torres (Rua Alvares Fernandes, 186, Bairro Taquaril, Belo Horizonte-MG.

O Museu do Taquaril tem como meta agregar e fortalecer a cultura local, através da preservação e valorização da memória e cultura de seus moradores. De acordo com a coordenadora do projeto, a muséologa Hélvia Vorcara, uma das ideias para o museu é a criação de uma vídeo-cabine, onde serão registradas histórias de moradores da comunidade para a criação de um acervo digital. “Também pretendemos abrigar no museu uma escola de fotografia e cinema, para formação de jovens, e ainda um ateliê de conservação de acervos, com a produção de embalagens arquivísticas, para fornecer às bibliotecas e museus da cidade”, diz.

Após seis reuniões, a comunidade já conseguiu um lote no Taquaril para a construção do ponto de memória, contratou um arquiteto e também vai organizar um “chá de museu”, para aquisição de acervo.

Além da apresentação do projeto à comunidade, durante o evento haverá eleição de um conselho e oficinas sobre os temas Memória e Identidade; Território e Pertencimento; e Museologia Social.

Pontos de Memória – O Museu de Taquaril integra o Programa Pontos de Memória, que tem como objetivo apoiar a criação de museus comunitários em regiões metropolitanas do país, orientando e mobilizando as comunidades no sentido de apóiá-las na proteção e potencialização da memória social e coletiva a partir de seus moradores, suas origens, histórias e valores. A expectativa é de que a iniciativa se transforme numa referência para a comunidade e num ponto de dinamização das atividades culturais e socioeducativas locais.
O Programa é resultado da parceria entre os Programas Mais Cultura, do Ministério da Cultura, através do Ibram, e do Pronasci, do Ministério da Justiça, com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI.

Taquaril – O Conjunto Taquaril está localizado na região leste de Belo Horizonte e faz divisa com o município de Sabará. A ocupação do local teve início em 1981, numa área que pertencia a CODEURB – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado de Minas Gerais e parcelada em sítios. A população é de 7,7 mil pessoas. Atualmente, projetos, movimentos e grupos culturais vêm promovendo uma efervescência local e conquistando a comunidade, tais como o grupo Juventude Hip Hop, que promove o Nós do Morro: A cultura da massa brasileira, um evento que tem como objetivo reunir manifestações artísticas da comunidade, numa mostra de música e dança voltada a toda a cidade.

Comunidade de Taquaril – BH vai criar Museu

publicado: 00h00,
última modificação: 17/02/2010 00h00

Moradores do bairro de Taquaril, em Belo Horizonte, vão realizar neste sábado, 20 de fevereiro, o Seminário de Apresentação e Criação do Ponto de Memória Museu do Taquaril, com participação de representantes da área cultural e autoridades locais e da comunidade. O evento vai ocorrer das 13h30 às 18h30, na Escola Municipal Professora Alcidas Torres (Rua Álvares Fernandes, 186, Bairro Taquaril, Belo Horizonte-MG).

Após seis reuniões, a comunidade já conseguiu um lote no Taquaril para a construção do ponto de memória, contratou um arquiteto para fazer o projeto e também vai se organizar um “chá de museu”, para aquisição de acervo.

Mais informações: Sara Schuabb Couto, Pontos de Memória – Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/ Ministério da Cultura, no (61) 9977 2067.