Ibram comemora o Dia do Museólogo com evento no RJ

publicado: 18/12/2011 13h47,
última modificação: 22/12/2011 00h51

No dia 20 de dezembro, a partir das 18h, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) realiza evento comemorativo no Museu Histórico Nacional (RJ) para o Dia do Museólogo, cuja data nacional é 18 de dezembro.

Na ocasião, serão apresentados o balanço das realizações do Ibram em 2011 e as perspectivas do órgão para 2012. Cabe destacar que integram a estrutura do Ibram 30 museus federais (veja a lista).

Durante o evento, também haverá o lançamento de diversas publicações do Ibram. Dentre elas estão dois volumes da Coleção Museu, Memória e Cidadania. No livro Marcas da clandestinidade: memórias da ditadura militar brasileira, a historiadora Carolina Dellamore analisa os diferentes aspectos da clandestinidade e as marcas que essa experiência deixou nos militantes políticos que, como clandestinos, lutaram contra o regime autoritário imposto ao Brasil entre 1964 e 1985.

Em A experiência etnográfica de Katarina Real: colecionando maracatus em Recife, a autora, Clarisse Quintanilha Kubrusly, realiza uma reflexão sobre a atuação da antropóloga estadunidense Katherine Royal Cate e seus desdobramentos a partir do trabalho de campo desenvolvido por ela com os atuais maracatus de Recife, que se consideram herdeiros das antigas nações pesquisadas por Katherine nas décadas de 1960 e 1970.

A Revista Musas nº 5 e o volume 1 da Coleção Cadernos Museológicos, Segurança em museus também serão lançadas no dia 20.

O Ibermuseus, programa de cooperação intergovernamental para a criação e o fortalecimento de políticas públicas de museus na Ibero-América, apresenta a segunda edição do Conversaciones, que é um edital para o apoio a projetos de curadoria. A partir dele, serão incentivadas a pesquisa e a pré-produção de projetos expositivos, de caráter bilateral ou multilateral, entre instituições. Os temas devem ser de interesse para a Ibero-América e atender à identidade e à diversidade cultural e natural. As inscrições podem ser feitas de 20.12.2011 até 20.04.2012.

Haverá, ainda, a exibição do vídeo de lançamento da série de programas Conhecendo Museus, feita em parceria com a EBC e a Fundação José de Paiva Neto.

Está prevista, também, a entrega de uma placa para o departamento de marketing da Central Globo de Comunicação, em agradecimento ao destaque dado pela emissora ao tema museus em diversos programas, inclusive em novelas.

Instituído por um decreto do então presidente Lula em 2004, o Dia do Museólogo reforça a importância do setor para o Brasil, que se fortaleceu ainda mais em 2009 com a criação do Ibram.

Texto: Ascom/Ibram