Ibram distribuiu cinco mil publicações para instituições de todo o país em 2013

publicado: 18/06/2013 11h48,
última modificação: 27/09/2013 17h06

Nos cinco primeiros meses de 2013, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) enviou mais de cinco mil publicações para cerca de duas mil instituições de todo o país.

As instituições receberam publicações como os relatórios das últimas edições do Fórum Nacional de Museus, a Declaração da Cidade de Salvador, o Plano Nacional Setorial de Museus entre outras. Acesse online as publicações do Ibram.

Tal ação vem ao encontro do trabalho feito pelo instituto desde sua criação, em 2009,  voltado à disseminação e difusão de conhecimento através da divulgação de diretrizes e informações técnicas específicas do setor museal, e visa, consequentemente, o fortalecimento do setor.

Cenedom
O Ibram também dirige o Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia (Cenedom), que fica em sua sede em Brasília.

O Cenedom é responsável pela divulgação, conservação e ampliação das coleções documentais e bibliográficas do Ibram. Referência para o campo museal brasileiro, a unidade oferece serviços de consulta e estudo sobre o setor, além de ações de preservação da memória institucional do Ibram.

Mais do que repositório de publicações relacionadas ao campo museológico, o Cenedom busca atuar como centro de difusão de conhecimentos. Além de dar acesso a fontes e recursos de informações do campo museal, a unidade tem realizado intercâmbio de informações com entidades acadêmicas, centros de informações e a comunidade museal como um todo.

O Cenedom funciona às segunda-feiras, das 13h às 18h, e de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, no primeiro subsolo da sede do Ibram em Brasília (Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco N – Edifício CNC III). Outras informações pelo telefone (61) 3521.4297.

Texto: Ascom/Ibram