Editada pelo Museu da República, Revista do Professor completa 5 edições

publicado: 28/04/2015 09h03,
última modificação: 28/04/2015 16h43

Já se encontram disponibilizadas, em formato impresso, as cinco edições da Revista do Professor, publicação anual do Setor Educativo do Museu da República/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ). Os cinco números também se encontram disponíveis para leitura online na página do museu.

As cinco edições da Revista do Professor

Fruto de um projeto pedagógico iniciado em 2008, a publicação é voltada para todos os educadores, inclusive aqueles que se dedicam ao trabalho em museus.

Inicialmente, a Revista do Professor contabilizava cinco edições, todas no formato online. Agora, os dois números mais recentes (edições 4 e 5) já se encontram impressos e à disposição dos interessados, gratuitamente.

Ferramenta educativa
A publicação surgiu da necessidade de mostrar aos professores a forma como o Museu da República atua no processo educativo multidisciplinar com os alunos, além de todo universo da comunidade educacional.

Abordando a história republicana, o patrimônio e a cidadania, a Revista do Professor destaca a exposição A Res publica brasileira, uma narrativa visual e textual da trajetória do período republicano brasileiro em suas variadas conjunturas político-sociais. Os textos da revista trazem ainda análises sobre o pensamento republicano ao longo do tempo, nas áreas de educação, arquitetura, literatura, astronomia, artes plásticas, cultura e meio ambiente, entre outros.

De acordo com a assessora técnica e coordenadora de Educação do Museu da República, Normanda Freitas, a revista é uma ferramenta educativa, um esforço para suprir as carências de publicações que abordem tais assuntos na formação dos profissionais do magistério, em todos os níveis.

Ela ressalta que a Revista do Professor objetiva mostrar a abrangência do acervo do Museu da República e sua relação com o trabalho do educador em sala de aula, estando aberta a todos os professores que desejarem contribuir com suas análises e reflexões sobre a conjuntura educacional do país.

Escolas, bibliotecas e professores interessados em adquirir gratuitamente as cinco edições impressas da revista podem entrar em contato com o Setor Educativo do Museu da República, pelos telefones (21)2127-0345 ou 2127-0332. Pedidos também podem ser encaminhados pelo e-mail mr.educa@antigo.museus.gov.br ou pelo página do museu, na aba fale conosco.

Texto e imagem: Divulgação Museu da República
Edição: Ascom/Ibram