Empossado o novo diretor do Museu Solar Monjardim

publicado: 08/12/2017 15h46,
última modificação: 11/12/2017 10h12

Novo diretor foi escolhido por meio de seleção pública realizada mediante critérios técnicos e objetivos de qualificação, avaliados por Comissão de Seleção através de análise de currículo, declaração de interesse e plano de trabalho.
Novo diretor foi escolhido por meio de seleção pública que incluiu análise de currículo, declaração de interesse e plano de trabalho.

Tomou posse nesta sexta-feira (8) o novo diretor do Museu Solar Monjardim, situado em Vitória (ES). O museólogo Evaldo Pereira Portela (foto) assumiu o cargo em cerimônia que contou com a presença do presidente do Ibram, Marcelo Araujo, além de autoridades locais.

Graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e em História pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), além de mestre em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Evaldo Pereira Portela chefiou por quatro anos a reserva técnica do Museu Aeroespacial (MUSAL) e coordenou por três anos o setor de restauração do Arquivo Público de Campos dos Goytacazes, ambos no Rio de Janeiro.

Foi também professor no curso de Pós-Graduação “História: Gestão em arquivologia, arqueologia, museologia e educação patrimonial”, da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Como consultor autônomo na área de Museologia, revitalizou e implantou vários museus em diferentes regiões do país. Servidor do Ibram desde 2010, atuou no Museu Regional de Caeté (MG) e no Museu Imperial (RJ).

A seleção

O novo diretor foi escolhido por meio de seleção pública aberta em abril deste ano, da qual puderam participar servidores públicos ou não, com formação acadêmica, conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu, além de experiência comprovada em gestão envolvendo atividades de relacionamento com organizações de governo e entidades da sociedade em geral.

A seleção foi realizada mediante critérios técnicos e objetivos de qualificação, avaliados por Comissão de Seleção através de análise de currículo, declaração de interesse e plano de trabalho. Realizado em três etapas, o processo seletivo incluiu ainda entrevista oral, de caráter classificatório.

O museu

Situado em uma casa histórica do início do século XIX, o Museu Solar Monjardim recria a ambientação de uma residência rural de família abastada do período, abordando elementos marcantes da história regional e nacional através de um acervo eclético. Sucessor dos antigos Museu Capixaba e Museu de Arte Religiosa de Vitória, o Museu Solar Monjardim foi criado em 1980 e hoje integra a rede de museus do Ibram.