Encontro do Mercosul Cultural em Brasília reforça ações de integração

publicado: 18/06/2015 16h51,
última modificação: 18/06/2015 17h13

Reunião em Brasília reuniu representantes de
Mercosul Cultural: encontro em Brasília reuniu representantes de nove países

Nos dias 16 e 17, integrantes do Comitê Coordenador Regional do Mercosul Cultural reuniram-se na sede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Brasília (DF), para consolidar propostas e ações no âmbito cultural para o bloco regional.

Durante os dois dias, representantes de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela, e da secretaria do Mercosul Cultural, deliberaram sobre os temas apresentados nas reuniões do Mercosul Cultural realizadas nos meses de maio e junho no Brasil, durante a Presidência Pro Tempore do país.

Os participantes aprovaram a criação de uma estratégia de comunicação, que envolve a criação de página na internet e perfis em redes sociais para o bloco, debateram sobre as implementações do Fundo Mercosul Cultural – que no Brasil ainda depende da aprovação do Congresso Nacional – e do Selo Mercosul Cultural.

Museus e Mercosul
Além disso, representantes das secretarias do Ministério da Cultura (MinC) e de vinculadas fizeram informes aos participantes sobre as reuniões temáticas realizadas nos meses de maio e junho. Os temas envolveram assuntos como Diversidade Cultural, Economia criativa e fortalecimento institucional das instâncias do Mercosul, entre outros.

Um dos informes foi do Comitê Técnico de Museus, durante apresentação da Comissão de Patrimônio Cultural (CPC), cujo objetivo é aperfeiçoar as ações e o desenvolvimento de políticas públicas, bem como a integração sul-americana, no campo dos museus.

O Uruguai é o país designado para coordenar o comitê e articular os demais países membros na elaboração de um Plano de Trabalho.

Luciana Palmeira, do Ibram, fez informe sobre museus no âmbito do Mercosul Cultural
Luciana Palmeira, do Ibram, fez informe sobre Comitê Técnico de Museus: foco na capacitação

Luciana Palmeira, coordenadora de Patrimônio Museológico do Ibram, fez um relato das últimas reuniões do comitê, destacando o encontro da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, em maio, com foco na realização de atividades de formação, capacitação, intercâmbio e cooperação.

Já a reunião da Mesa Técnica de Formação e Capacitação do Programa Ibermuseus, também realizada no mês passado, sinalizou a intenção de firmar cooperação com o Comitê Técnico de Museus para implementar atividade conjunta de capacitação.

Um possível passo a ser dado pelo Comitê Técnico de Museus, segundo indicação do CPC,  é o início  de articulações para a realização de um seminário internacional a partir da próxima Presidência Pro Tempore do Mercosul.

As decisões aprovadas na reunião do Mercosul Cultural constam em um documento final, que foi entregue aos ministros da Cultura dos países do bloco, que se encontraram hoje (18), também na capital federal. Leia mais na página do MinC.

Texto: Karine Gonzaga (Ascom/MinC)
Edição e fotos: Ascom/Ibram