Encontro discute democratização e proteção ao patrimônio museológico

publicado: 26/03/2012 12h19,
última modificação: 29/03/2012 17h25

Nos dias 26 e 27 de março, o Museu Nacional de Artes Visuais de Montevidéu sedia o Encontro Internacional Museus, Plataformas Digitais e Coleções: ações para democratizar e proteger o patrimônio museológico. O objetivo é a socialização de experiências de normalização e digitalização de acervos em países Ibero-Americanos de referência na matéria.

O encontro conta com a presença de especialistas convidados de Portugal, Espanha, Cuba, Chile, Argentina e Brasil – representado por Rose Miranda, Coordenadora Geral do Sistema de Informações Museais (CGSIM) do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). José do Nascimento Jr., Presidente do Ibram, também está presente ao encontro internacional.

Como ato final será apresentada a linha de trabalho sobre Normalização e Digitalização de coleções de museus estatais do Uruguai, projeto que conta com o apoio do Programa Ibermuseus, da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), e da Agência Espanhola para a Cooperação e o Desenvolvimento (AECID).

O Encontro Internacional é organizado pelo Sistema Nacional de Museus (Direção Nacional de Cultura do MEC -Ministério de Educação e Cultura do Uruguai), e tem o apoio do Museu Nacional de Artes Visuais e o Teatro Solís, no Uruguai, e do Programa Ibermuseus, da SEGIB e da AECID. Veja aqui a programação completa e leia mais na página Ibermuseus.

Texto: Divulgação Ibermuseus
Edição: Ascom/Ibram