Estatuto de Museus não interfere no mercado de arte e valoriza coleções

publicado: 02/04/2014 16h44,
última modificação: 02/04/2014 16h47

Considerada uma das maiores do mundo, começa hoje (2), a Feira Internacional de Arte de São Paulo (SP-Arte). Ocupando o Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, até o dia 6, o evento este ano reúne 78 galerias brasileiras e 58 provenientes de 17 países, totalizando 136 expositores – número recorde de participantes nos 10 anos da feira.

SP-Arte abre ao público amanhã (3) no Pavilhão da Bienal

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Angelo Oswaldo, esses números demonstram “a vitalidade do mercado e as amplas possibilidades de comercialização das obras de arte no Brasil”.

Segundo dados da SP-Arte, as transações realizadas em 2012 na feira por galerias paulistas e estrangeiras, sob o amparo da isenção do ICMS, somaram quase R$ 49 milhões. Em 2013, o volume chegou a R$ 99 milhões. “Neste ano a isenção de ICMS novamente assegurada pelo Estado de São Paulo para o período da feira, poderá proporcionar ainda mais negócios”. Saiba mais sobre a SP-Arte.

Estatuto de Museus
Em relação ao receio com que galeristas brasileiros têm visto o decreto de regulamentação do Estatuto de Museus, voltado à proteção de obras fundamentais para a memória cultural do país por meio da declaração de interesse público, Angelo Oswaldo diz que “o Estatuto de Museus, na verdade, valoriza a produção artística e reconhece a importância das coleções públicas e privadas”.

“O que o Ibram deseja, com base em uma legislação moderna e avançada, é proteger obras emblemáticas, sem afetar a questão da propriedade ou da comercialização”, enfatiza. “É no mínimo estranho ver que algumas pessoas do mercado de arte insistem nervosamente em propagar interpretações equivocadas sobre o Estatuto de Museus. Isso pode prejudicar apenas os seus próprios interesses”, acredita. Conheça o Estatuto de Museus e seus principais aspectos.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Equipe SP-Arte/Divulgação