Exposição exibe instrumentos musicais históricos no Museu Solar Monjardim

publicado: 26/02/2019 11h36,
última modificação: 26/02/2019 11h40

Exposição exibe instrumentos musicais originais e réplicas fiéis que testemunham a história da música erudita no Brasil.

O Museu Solar Monjardim, localizado em Vitória (ES) e pertencente à rede Ibram, inaugurou no último sábado (23) a exposição “Uma Nova Música Antiga”. Realizada em parceria com o grupo A Trupe Barroca, a exposição exibe instrumentos musicais originais com quase 300 anos de idade, além de réplicas fiéis, que testemunham a história da música erudita no Brasil.

Entre as preciosidades que o visitante encontrará na exposição destacam-se um violino de 1820 que pertenceu à família da Princesa Isabel e um cravo em cuja tampa está pintada uma cena da Baía de Vitória no século XVIII.

A Trupe Barroca é um conjunto musical capixaba dedicado à pesquisa e execução de música antiga (interpretação historicamente orientada), através do uso de técnicas e instrumentos próprios da época, com destaque para os séculos XVII e XVIII, período em que a arte musical floresceu na Europa a partir das obras de alguns dos maiores compositores da história, como Vivaldi, Bach, Händel, Haydn e Mozart.

A exposição fica em cartaz com entrada gratuita até o dia 31 de março. O Museu Solar Monjardim fica na Av. Paulino Müller, Jucutuquara, em Vitória (ES), e pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h (exceto no período do Carnaval).

O museu

Situado em uma casa histórica do início do século XIX, o Museu Solar Monjardim recria a ambientação de uma residência rural de família abastada do período, abordando elementos marcantes da história regional e nacional através de um acervo eclético. O museu abriga variado acervo histórico e documental em casarão colonial preservado dentro de uma chácara urbana.