Férias nos museus Ibram: confira atividades programadas

publicado: 20/01/2015 09h33,
última modificação: 21/01/2015 15h32

De olho nas férias escolares, museus de todo o Brasil trazem programações especiais voltadas para crianças e adolescentes neste início de ano. Os museus da rede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) não fogem à regra e prepararam uma série de atividades de cunho cultural e recreativo.

Programação na Casa da Hera acontece na última semana de janeiro

Em Ouro Preto (MG), a ação educativa Férias no Setor Educativo do Museu da Inconfidência propõe resgatar brincadeiras tradicionais (bola de gude, peteca, amarelinha e pular corda) através de atividades lúdicas e manuais, além de pintura, musicalização e oficinas que estimulam as crianças a criarem seus próprios brinquedos.

A programação, que é voltada a crianças a partir de 6 anos e segue até o próximo dia 31, acontece de segunda a sexta, das 14h às 17h. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail educativodomuseu@gmail.com ou pelo telefone (31) 3551.1378.

Em Recife (PE), a ludoteca do Museu da Abolição está a todo vapor nestas férias. O novo espaço do museu se propõe a valorizar, preservar e difundir a memória e referências culturais afrobrasileiras de maneira interativa e divertida com jogos, oficinas e apresentações culturais. Saiba mais.

Filmes e histórias contadas
Já a Biblioteca Rocambole do Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), também segue em funcionamento durante as férias escolares, quando o público infanto-juvenil terá oportunidade de explorar seu acervo composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis e outras mídias.

A partir da quarta-feira (21), será oferecida também programação especial que inclui exibição de filmes, contação de histórias e oficinas criativas. Confira a programação completa.

Atividade de leitura na Biblioteca Rocambole do Museu Imperial
Museu Imperial: várias atividades nas férias das crianças em Petrópolis

No Museu Casa da Hera, em Vassouras (RJ), a quarta edição das Férias no Museu convida as crianças a brincar e aprender se divertindo, ao mesmo tempo em que desfrutam da ampla área verde da Chácara da Hera.

A programação acontece entre os dias 27 e 31, e inclui as atividades Brincadeiras de Antigamente, Contar e Brincar Histórias, Cineclube, Laboratório de Brinquedos e Slackline.

Já a tradicional Colônia de Férias do Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ), traz como tema este ano Rio, 450 anos de História, em homenagem ao aniversário da cidade.

As atividades programadas incluem passeios a locais representativos da história do Rio de Janeiro, atividades plásticas, exibição de filmes, construção de maquetes, atividades de música, dança com baile no Salão Nobre do museu, além de muita recreação no Jardim Histórico, com direito a banho de mangueira para aliviar o calor.

A programação gratuita acontece até o próximo dia 30, das 13h às 17h, e é voltada para crianças com idade entre 7 e 11 anos. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Fotos: Banco de imagens Ibram