Folia de Reis no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio

publicado: 30/12/2015 15h33,
última modificação: 30/12/2015 15h33

06.1martO Museu de Arte Religiosa e Tradicional/Ibram, em parceria com a Secretaria de Cultura de Cabo Frio, receberá no dia 6 de janeiro, a partir das 20 horas os grupos de Folias de Reis de Cabo Frio.  Os  Reis de Bois de Moisés Senos, Folia de Reis de São Cristóvão, Estrela Guia do Manoel Correa, Estrela d´alva da Praia do Siqueira, se apresentarão no Adro do Museu, com seus tambores, reco-recos, flautas e violas, saudando a imagem do Menino Jesus, representada pelo presépio do Artista Gilmário Santana.

A Folia de Reis é uma festa religiosa tradicional, de origem portuguesa, presente no Brasil desde o período colonial.  Os grupos de cantadores e instrumentistas,  percorrem as ruas em visitas a casas de devotos, promesseiros ou presépios, entoando versos anunciando o nascimento do menino Jesus e homenageando os Reis Magos.

A folia fecha o ciclo natalino, e expressa a devoção dos homens em seus diferentes personagens – festeiro, mestre, magos, palhaços e bandeireiro, que, com suas roupas coloridas, agradecem e pedem proteção ao Menino Jesus.

Texto e foto: MART