Editais Mais Museus e Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus estão abertos

publicado: 05/10/2011 09h22,
última modificação: 24/10/2013 15h43

Foram publicados no Diário Oficial da quarta-feira (5), na Seção 3, página 16, os extratos dos Editais Mais Museus e Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus.

O Edital Mais Museus visa o conveniamento de projetos para a implantação de museus em municípios com até 50 mil habitantes e que ainda não possuam instituição museológica instituída. Podem participar pessoas jurídicas de direito público e de direito privado sem fins lucrativos, com finalidade cultural. No caso de pessoas jurídicas de direito privado deverão ser instituídas há no mínimo três anos. Os projetos atendidos terão valores entre R$100.000,00 e R$150.000,00.

O Edital Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus é voltado para entidades públicas que atuam no âmbito museal e visa o apoio à estruturação, modernização e fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus. Podem participar entidades públicas, nos âmbitos municipal, estadual e distrital.

Os dois concursos e o Modernização de Museus, lançado da última sexta-feira (30) fazem parte do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011, que consiste em prêmios e projetos relacionados à construção e modernização de museus, ao incentivo a artistas contemporâneos, à divulgação do tema museu em diversas mídias e ao apoio a iniciativas e experiências de memória social desenvolvidas por comunidades e grupos populares.

São mais de 16 milhões de reais em recursos financeiros para 10 editais. Esses recursos são resultado de emendas parlamentares apresentadas pelo Congresso, do orçamento do Fundo Nacional de Cultura/MinC.

Os interessados em participar podem inscrever os projetos através do Sistema SalicWeb, que pode ser acessado pelo portal do Ministério da Cultura e no site do Ibram .

Os editais estão disponíveis para consulta na página do Ibram, na Seção Prêmios, Editais e Concursos. Mais informações pelo email fomento@antigo.museus.gov.br.