Ibram se reúne para discutir sobre o tráfico ilícito de bens culturais

publicado: 06/05/2020 16h59,
última modificação: 06/05/2020 17h35

Com o objetivo de aprofundar o diálogo no combate ao tráfico ilícito de bens culturais, no último dia 30, o Comitê Técnico de Prevenção e Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais reuniu-se em videoconferência.

No encontro, membros do comitê abordaram os fundamentos legais para a defesa e a preservação do patrimônio nacional, bem como os relatórios do fortalecimento da Rede de Alerta Virtual Latino-Americana e da delegação do Brasil no gráfico digital com base nos instrumentos de cada país.

Na oportunidade, os membros propuseram consulta aos países Argentina, Chile, Equador e Peru sobre o instrumento digital comum de certificação para facilitar a exportação /importação de bens culturais entre os países do Mercosul, assim como a criação da entrada específica do tráfico ilícito em propriedade cultural no site do Mercosul.

Participaram da reunião membros dos seguintes países: Paraguai, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Argentina. Não há data definida para a próxima reunião.

Assista ao vídeo sobre o tráfico ilícito de bens culturais.