MART ganha instalação em defesa da preservação do patrimônio de Cabo Frio

publicado: 23/04/2012 09h30,
última modificação: 25/04/2012 11h11

O Movimento Abrace o Convento organizou, no dia 19 de abril, uma instalação que iluminou com velas o Convento Nossa Senhora dos Anjos. A iniciativa contou com o apoio do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (MART/Ibram).

A proposta foi sensibilizar a cidade em defesa do patrimônio cultural e natural de Cabo Frio e região dos Lagos fluminense. A data escolhida para a ação, Dia do Índio, pretendeu recuperar a memória dos povos pré-colombianos que viviam na região e foram exterminados durante o processo de colonização.

O grupo reuniu-se na praça central da cidade, Porto Rocha. Com o entardecer, houve procissão – com paradas em locais representativos do patrimônio material local – até o Convento, sede do MART. Cerca de 300 velas foram utilizadas para iluminar o monumento na instalação coordenada pela artista plástica Liana Turrini.

Texto e foto: Divulgação MART/Ibram