MHN completa 97 anos com atividades gratuitas

publicado: 15/10/2019 12h41,
última modificação: 20/01/2020 12h44
Museu Historico Nacional (fachada)

No último sábado (12), a entrada no Museu Histórico Nacional/Ibram em comemoração aos 97 anos da instituição foi gratuita.

No dia 12 de outubro de 1922, o MHN foi aberto ao público na cidade do Rio de Janeiro, como parte da exposição internacional que celebrou o Centenário da Independência do Brasil (1822). Um dos mais importantes museus de história do Brasil, o museu reúne um acervo com mais de 300 mil itens e este ano já recebeu cerca de 40 mil visitantes.

Na programação, às 14h, aconteceu o Bonde da História “10 objetos que contam nossa história”, no qual jovens e adultos puderam conhecer peças de destaque da exposição de longa duração do museu em um sobrevoo pela história do Brasil.

Já às 15h, o Dia das Crianças teve uma atividade especial no Bondinho da História. Na visita “Museu de brincadeiras”, a equipe educativa convidou crianças e jovens (7 a 14 anos), além de acompanhantes, a conhecer brincadeiras da época de seus avós e pais, além de conversas sobre temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente em tempos atuais. Para quem não pôde comparecer, a atividade se repetiu no domingo (13) no mesmo horário.

Também no domingo, às 14h, dia de entrada gratuita para todos, o Bonde da História convidou os públicos jovem e adulto para participarem da nova visita mediada “Povos originários do Brasil”, onde conheceram parte do acervo e debateram sobre os povos originários e diversos momentos de resistência das culturas indígenas no Brasil.

Além das visitas mediadas, foi possível prestigiar a exposição “Nas asas da Panair”, que conta a trajetória da empresa de aviação Panair do Brasil.

Aos fins de semana e feriados, o MHN funciona das 13h às 17h. Não é preciso agendamento prévio para participar das visitas mediadas – que têm sessão única e, de acordo com o número de participantes, podem acabar um pouco antes ou depois do horário previsto.

Mais informações pelo e-mail mhn.educacao@antigo.museus.gov.br ou pelo telefone (21) 3299.0324. Confira todas as visitas mediadas do MHN no mês de outubro: http://bit.ly/30TSjyJ.

Texto: Ascom/MHN
Edição: Ascom/Ibram sede