MNBA recebe Coleção Brasiliana Itaú

publicado: 14/09/2010 17h30,
última modificação: 05/04/2011 17h31

A partir do dia 17 de setembro, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) recebe a exposição Coleção Brasiliana Itaú, com mais de 300 peças – entre pinturas, aquarelas, desenhos, gravuras, mapas e livros – ligadas à história do Brasil. Com a curadoria de Pedro Corrêa do Lago, a mostra já esteve em exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Palácio das Artes de Belo Horizonte (MG).

Para o Rio de Janeiro, a exposição exibirá pela primeira vez a obra Souvenir de Rio de Janeiro, de 1832. A tela reúne um trabalho em aquarela, óleo, lápis e colagem realizado por Jean-Baptiste Debret, Johann Moritz Rugendas, Araújo Porto Alegre e Victor Barat. A obra simula 16 imagens como se jogadas sobre uma mesa, criando uma ilusão de ótica em que as peças parecem sobrepor-se.

A exposição da Coleção Brasiliana Itaú já foi vista por quase 100 mil pessoas.

A mostra fica em exbição até o dia 21 de novembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.

O Museu Nacional de Belas Artes fica na Av. Rio Branco, 199 – Centro – Rio de Janeiro/RJ. Informações: (21) 2219-8474 ou www.mnba.gov.br.