Museu da Abolição inaugura exposição Em Processo

publicado: 26/11/2010 16h40,
última modificação: 05/04/2011 16h41

O Museu da Abolição (MAB), no Recife, inaugurou no sábado, 20, a exposição Em Processo. Na mesma data em que se comemoa o Dia da Consciência Negra e que se iniciam as festividades para Iemanjá no Recife, o museu consagrou o trabalho desenvolvido com a participação de diversos grupos da comunidade ao longo dos últimos cinco anos.

Ao definir como foco a releitura do tema abolição, a exposição traz, em seus vários ambientes, a história do continente africano, os costumes, cultura e religiosidade do povo afro descendente. Também apresenta, com criatividade, registros de vida de membros da comunidade, em uma exposição que mescla diversos materiais como colagens, fotos, vídeos, elementos religiosos, instrumentos musicais, entre outros. Ao percorrer os espaços, o visitante é provocado a repensar o tema da abolição de forma crítica. Ao mesmo tempo, é convidado a interagir e contribuir com novos elementos, o que traz como resultado uma mostra em processo permanente de releitura e construção.

O museu, que é vinculado ao Ibram/MinC,  está localizado no sobrado grande da Madalena, na rua Benfica, bairro da Madalena. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h.