Museu da Abolição recebe 3ª Edição do Encrespa Geral

publicado: 13/07/2016 10h51,
última modificação: 13/07/2016 10h57

1607abolicaoA 3ª Edição do Encrespa Geral, promovido pelo Coletivo Encrespa, será realizada no Museu da Abolição/Ibram, em Recife (PE), no próximo sábado, 16 de julho, a partir das 14h. A programação do evento conta com roda de conversa sobre representatividade e empoderamento; concurso e desfile organizado em parceria com a agência Creole Models; exposição de produtos; sorteio de brindes e um espaço voltado para o público infantil, o Encrespa Kids.

O Coletivo Encrespa, surgido em 2011, iniciou sua atuação inspirado nas questões estéticas e de autoestima que envolve o uso do cabelo em sua forma natural, sem nenhuma intervenção química ou física, como alisamentos ou chapinhas. Esta atuação, inicialmente nas redes sociais, esteve voltada à divulgação de cuidados com os cabelos crespos e cacheados, de forma a evidenciá-los e valorizá-los, sem a prática do disfarce destes tipos de cabelo, estimulada na sociedade, nas mídias, propagandas, etc..

Em 2013, o grupo realizou os primeiros encontros regionais, em 15 cidades de diferentes estados, dentre elas o Recife. Surgiu assim a primeira edição do Encrespa Geral. A segunda edição foi realizada no ano seguinte, 2014, e contou com uma rica programação: palestras de conscientização, depoimentos e exposição de trabalhos artesanais dos participantes.

Para as organizadoras, o Encrespa Geral “é um evento que celebra a inspiração e valorização do uso do cabelo natural (cabelo crespo, cacheado, ondulado) como forma de autoconhecimento e reencontro das raízes, independente da idade, cor de pele, etnia ou tipo de textura capilar.  Nesse espaço é possível contribuir no processo de descoberta e aceitação da identidade negra que passa por muitos desafios para ser construída, respeitando e celebrando a diversidade do Brasil. Vemos o ato estético também como político, pois esteticamente sua imagem mostra o que você defende”.

Apoiando este evento, o Museu da Abolição receberá a 3ª Edição do Encrespa Geral em Recife, potencializando as ações do Projeto Selos MAB, que em 2016 tem por tema Mulher Negra Protagonista. O evento será realizado na área externa do Museu da Abolição, situado na Rua Benfica, número 1150.