Museu da Chácara do Céu exibe fotogravura no Rio

publicado: 17/09/2014 10h11,
última modificação: 17/09/2014 16h19

O Museu da Chácara do Céu, na cidade do Rio, exibe a fotogravura Escreve na memória, da artista plástica Claudia Bakker, na qual estão reunidas imagens de duas instalações que ocuparam a mesma fonte do Museu do Açude, que também integra os Museus Castro Maya, em 1994 e em 1996,

A fonte do Museu do Açude em dois momentos: fotogravura de Claudia Bakker

A carioca Claudia Bakker é conhecida por suas instalações com maçãs. Desde o início dos anos 1990, ela cria trabalhos que falam da dicotomia entre o efêmero e o permanente, misturando materiais, como maçãs e mármore, além de filmes e fotografias. Outras obras da artista, produzidas a partir da década de 1990, ocuparão duas salas do terceiro andar do museu.

A mostra faz parte do projeto Os Amigos da Gravura e fica aberta para visitação, até 26 de janeiro de 2015, de quarta a segunda-feira, das 12h às 17 h.

Os Amigos da Gravura
Idealizada por Raymundo de Castro Maya, a Sociedade dos Amigos da Gravura foi criada em 1948 e funcionou entre os anos 1953-1957, quando havia um grande entusiasmo pelas iniciativas de democratização e popularização da arte, sendo a gravura encarada como peça fundamental a serviço da comunicação pela imagem.

O projeto foi retomado em 1992 como um desafio que enriqueceu a programação cultural dos Museus Castro Maya e possibilitou a incorporação da arte brasileira contemporânea às coleções deixadas por seu idealizador. A cada ano, artistas plásticos são convidados a participar do projeto com uma gravura inédita. A tiragem de cada gravura é limitada a 50 exemplares. Saiba mais.

Texto: Divulgação