Museu da Inconfidência exibe Termo de Criação de Vila Rica

publicado: 05/07/2011 15h18,
última modificação: 13/06/2012 11h34

A cidade de Ouro Preto comemora, nesta sexta-feira (8), seus 300 anos de fundação. Para celebrar a ocasião, o Museu da Inconfidência expõe ao público a partir desta data o Termo de Criação de Vila Rica, que poderá ser visitado durante todo o mês.

Presente no Registro de regimentos, ordens, cartas régias, resoluções e termos (1709 – 1754), o Termo de Criação de Vila Rica pertence ao Arquivo Público Mineiro. O manuscrito possui 156 páginas e integra o fundo da Secretaria de Governo da Capitania, órgão responsável pela expedição, registro e tramitação de toda documentação produzida e recebida pelo governador da então Capitania de Minas Gerais.

O documento, que será exposto na Sala das Origens do Museu da Inconfidência, registra a fundação oficial de Vila Rica, criada a partir da junção de diversos arraiais que prosperavam graças à exploração do ouro. A cidade passaria a ser conhecida como Ouro Preto a partir de 1823 e seria capital da província de Minas Gerais até 1897, quando Belo Horizonte foi inaugurada.

Uma cerimônia simbólica de elevação dos arraiais à condição de Vila Rica será promovida no dia 8, às 14h30, na sala em que a obra ficará exposta. A iniciativa é da Câmara Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Museu da Inconfidência, ligado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O quê: Exposição do Termo de Criação de Vila Rica
Quando: Cerimônia simbólica de elevação a Vila Rica no dia 08/07, às 14h30. A partir deste momento, a obra estará exposta durante todo o mês.
Onde: Sala das Origens, no Museu da Inconfidência (Praça Tiradentes, 139, Ouro Preto – MG)
Visitação: De terça a domingo, das 12h às 18h. Venda de ingressos até as 17h30. No dia 8, a entrada será gratuita para ouro-pretanos.
Informações: (31) 3551-6023 / 9258-8407