Museu da Inconfidência incorpora tela de Mestre Athaíde ao acervo

publicado: 07/08/2014 17h08,
última modificação: 12/08/2014 10h22

O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG),  comemora 70 anos de sua criação na segunda-feira (11). Para celebrar a data será realizada, no domingo (10), às 11h, uma cerimônia para incorporação da tela Nossa Senhora da Soledade, do pintor barroco Manuel da Costa Athaíde (Mestre Athaíde, 1762-1830), ao acervo do museu.

Tela do Mestre Athaíde ficará exposta no Museu da Inconfidência

Durante a cerimônia, que será restrita, personalidades serão agraciadas com medalha comemorativa do aniversário e do bicentenário da morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814). A pintura religiosa, da segunda metade do século XVIII, poderá ser visitada pelo público a partir de domingo, após o evento.

O diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão, destaca que Athaíde é reconhecido como o insuperável pintor do período colonial: “Nosso interesse por ele sempre foi grande. A sala de exposições temporárias leva seu nome, como também uma das salas da exposição de longa duração”.

A ministra da cultura, Marta Suplicy, ressalta que o Museu da Inconfidência, seja pelo momento histórico fundamental que mantém para a memória do Brasil, pelo prédio emblemático em que está situado ou pelo acervo de que dispõe, merece a tela Nossa Senhora da Soledade como presente por seus 70 anos. Ela acrescenta: “Manuel da Costa Athaíde é o maior expoente do Barroco Mineiro. Os visitantes do museu, que já são muitos, terão mais um ótimo motivo para visitá-lo”.

O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, com venda de ingressos até 17h30. Saiba mais.

Texto e foto: Divulgação Museu da Inconfidência