Museu da Inconfidência abre oficina de férias e apresenta novo projeto educativo

publicado: 20/07/2015 09h34,
última modificação: 20/07/2015 09h35

Incofidencia_bonecos_de_papel-264x300A oficina de férias Brincadeiras de antigamente será promovida na Casa do Pilar, Anexo III, pelo Setor Educativo do Museu da Inconfidência. As atividades, gratuitas, ocorrem de 20 a 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17h, com o objetivo de resgatar brincadeiras tradicionais e estimular as crianças dos sete aos 12 anos de idade a criarem seus próprios brinquedos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas via educativodomuseu@gmail.com ou (31) 3551-1378.

Outro projeto que será lançado nos próximos meses é Bonecos de papel: personagens de Ouro Preto, que abordará a história da cidade com o público infanto-juvenil através de figuras importantes para a formação cultural e social de Minas Gerais. O trabalho se dará sobre o material impresso que nomeia a ação e apresenta nomes como Tiradentes, Tomás Antônio Gonzaga, Marília de Dirceu e Chica da Silva, acompanhados de seus respectivos trajes.

A roupa será problematizada como cultura material e objeto histórico. Cada escola do município receberá um exemplar da publicação, acompanhado de folder sobre as dinâmicas desenvolvidas no Setor Educativo, cuja proposta é ser o espaço de mediação e de diálogo entre o museu e a comunidade. Saiba mais sobre outras atividades desenvolvidas pelo Museu da Inconfidência.