Museu da Maré promove projeto sobre arte pública e sonora

publicado: 16/03/2010 13h47,
última modificação: 16/03/2010 13h47
É possível misturar arte e música? Rádio e as histórias da Maré? Pode um trabalho de arte ser pensado como tabuleiro de jogo? Quem cria as regras e quem entra no jogo? Será que a própria Maré pode ser tornar um tabuleiro, onde jogadores de muitos lugares possam jogar? O Encontro de Apresentação do Projeto Ondas Radiofônicas: Processos Colaborativos em arte pública e sonora, aconteceu nesta sexta-feira, 12 de março, às 16h, no Museu da Maré, no Rio de Janeiro.

Com o propósito de pesquisar linguagens radiofônicas , tais c/mo notícias jornalísticas, rádios-novela, paisagens sonoras e tudo o que toca e faz barulho expandindo possibilidades, o projeto nasce de vontades e indagações sobre um fazer artístico que busca a interação direta e contínua entre artista e público. Para isso, o projeto está dividido nos eixos:

Oficinas Histórias Radiofônicas – para jovens da comunidade da Maré, capacitando e discutindo sobre o meio do rádio;

Grupo de estudo arte pública – para quem quiser debater sobre o desafio das artes públicas na atualidade;

Grupo de intervenção artística “Sonoridades Urbanas” – para todos os interessados em criar e interagir no museu e imediações através do som.

Durante os próximos três meses de 2010, a oficina será realizada duas vezes por semana, nas tardes de 2ª e 4ª feira, e os grupos terão lugar alternando as noites destes dias em encontros semanais. No fim do projeto, os três eixos se encontram em uma exposição a ser montada coletivamente no museu.

O Museu da Maré fica na Av. Guilherme Maxwel, 26, Maré – Passarela 7, Rua da Escola Bahia.

Mais informações no (21) 3868 6748 e no museudamare@ceasm.com.br. Acompanhe o projeto no http://ondasradiofonicas.wordpress.com