Museu das Bandeiras oferece diversas atividades gratuitas para o público, em junho

publicado: 03/06/2019 14h38,
última modificação: 20/01/2020 14h42
Muban programa de formação

No dia de 5 junho, o Museu das Bandeiras (Muban) promoverá a palestra “Pesquisas sobre o sistema construtivo da casa de câmara e cadeia de Goiás” por Ralf Gesatzky. O arquiteto alemão discorrerá sobre as restaurações que fez ao longo de anos na Alemanha e sobres seu trabalho que escreveu sobre a edificação arquitetônica do Museu das Bandeiras, objeto de sua tese.

Nos dias 8 e 9 de junho, o diretor dos Museus Ibram em Goiás, Tony Boita, realizará o III módulo do Programa de Formação do Museu das Bandeiras. Com o tema, Plano Museológico, a atividade refletirá de forma participativa esta importante ferramenta de gestão de museus, com a comunidade local e a equipe de colaboradores. Trata-se de uma ação que tem como objetivo a revisão do plano museológico do Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu Casa da Princesa.

Já nos dias 15 e 16, Michele Martins ministrará o IV Módulo do Programa de Formação do Museu das Bandeiras. Com o tema Comunicação Museológica, a museóloga falará sobre a concepção, a pré-produção e a montagem de uma exposição visando a comunicação com a sociedade. Para isso, serão utilizados elementos expositivos, tais como: iluminação, ambientação, cenografia, sonorização, design, ou suportes museográficos como vitrines, textos, legendas e etiquetas. A intensão é de estabelecer conexões entre os conteúdos, sejam eles históricos, científicos ou culturais e a sociedade.

Outra importante atividade, será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho, com o V módulo que terá como tema Educação Museal. Nele, será abordado o Programa Educativo Cultural, ferramenta que permite projetar, executar, avaliar e aprimorar as ações educativas e culturais de forma unificada às demandas do público e em consonância com o plano museológico. Será realizada uma palestra aberta ao público apresentando a ferramenta no dia 28. Os demais dias serão voltados para atividades internas colaborativas, momento em que toda a equipe e colaboradores dos demais museus Ibram em Goiás poderão dar suas contribuições para o desenvolvimento do Programa Educativo e Cultural.

O Programa de Formação Muban 70 anos vem promovendo diversos cursos e capacitações para a comunidade e sua equipe de colaboradores. A atividade foi concebida como parte das comemorações das sete décadas de criação do Museu das Bandeiras (Muban) e tem como objetivo, aproximar, capacitar e difundir o trabalho realizado internamente pela equipe dos Museus Ibram em Goiás, além de promover as políticas públicas desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Museus, voltadas para o crescimento e aperfeiçoamento do campo da Museologia e dos Museus no Brasil.