Museu de Biologia Mello Leitão recebe inscrições para atividades em setembro

publicado: 02/09/2013 09h29,
última modificação: 23/09/2013 11h44

O Museu de Biologia Prof. Mello Leitão/Ibram, localizado no município de Santa Teresa (ES), programa uma série de atividades sobre o tema Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira para a 7ª Primavera dos Museus. A programação especial inclui desde visita guiada, mesa-redonda a oficinas e apresentações culturais.

Museu está com inscrições abertas para algumas atividades durante a Primavera de Museus 2013

A mostra Tocadores – homem, terra, música e cordas, que será aberta no dia 24 de setembro, vai apresentar fotos com temas relacionados à cultura afro-brasileira.

Voltada para o público escolar, a exposição vai receber turmas de até 45 alunos do nível básico e superior. As escolas já podem agendar visitas guiadas.

Já a peça A resistência negra no Brasil escravista abordará de forma didática as condições em que os negros viviam no Brasil escravista. As apresentações, seguidas de rodas de conversa, acontecerão no auditório do museu (180 lugares) em duas sessões nos dias 26 e 27 de setembro, quinta e sexta, das 10h às 11h. No dia 26, às 14h, acontece ainda a mesa-redonda Africanidade e brasilidade: patrimônio cultural e ações afirmativas.

A oficina Maculelê e Capoeira, que acontece no dia 27, das 14h às 16h, abordará a história e lenda da dança, que será ensinada com base em seu ritmo e nas tradições que a envolvem, incluindo a roda de capoeira. Com 30 vagas, a oficina é voltada para maiores de 12 anos e terá como mediadora a professora Juliana Azevedo de Almeida.

O museu também promove a festa Umhlangano oseNtabeni, com ritmos e sons afro-brasileiros, no dia 28 às 18h.  No dia 29 acontece roda de capoeira, a partir das 10h e apresentação da banda de congo São Benedito e São Sebastião, que começa no parque do museu às 11h e percorrerá os arredores do centro de Santa Teresa.

Os interessados podem se inscrever para participar das atividades até o dia 20 de setembro através do telefone (27) 3259.1182 ou pelo email
agendamento@museudebiologiamelloleitao.gov.br.

Texto e foto: Ascom/Ibram