Museus Ibram

Museu Histórico Nacional faz parte do projeto ‘Caminhos do Brasil Memória’

publicado: 04/11/2019 13h05,
última modificação: 17/12/2019 13h08

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lançou, no dia 19 de outubro, o projeto Caminhos do Brasil Memória. Na oportunidade, foi apresentado, também, o Passaporte do projeto que oferece gratuidade aos museus e centros culturais: Palácio Tiradentes, Paço imperial, Museu Naval, Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ), Casa França-Brasil, Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram), Igreja da Santa Cruz dos Militares, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica (Incaer) e Centro Cultural Correios (CCC).

Com o passaporte, os visitantes têm desconto de 45% no Edifício Garagem Menezes Cortes aos fins de semana. Após cada visita, devem requisitar o carimbo em todas as instituições culturais. Quando todos os espaços forem visitados, o portador terá o direito de vivenciar uma experiência marinheira no Navio Museu Bauru; no submarino Museu Riachuelo; na Nau dos Descobrimentos; no helicóptero Rei dos Mares e no carro de combate cascavel, atrações no Espaço Cultural da Marinha.

O presidente da Alerj, André Ceciliano, destaca a riqueza dos museus e centros culturais da região. “O Palácio Tiradentes está no centro de um importante circuito histórico e agora vai funcionar como um articulador de toda essa diversidade cultural, o que é uma vocação desse local, berço da democracia brasileira”, destacou.

Para o subdiretor geral de Cultura da Alerj, Nelson Freitas, o projeto amplia o acesso do público a todos os museus envolvidos. Segundo Freitas, a ação contribui diretamente para fortalecer a formação humana e o sentimento de pertencimento da população, além de influenciar na geração de renda e postos de trabalho, gerando desenvolvimento econômico para a cidade e para o Estado do Rio de Janeiro.

O projeto recebeu apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e da polícia militar do estado do Rio de Janeiro.

Mais informações sobre o projeto aqui.