Museu Histórico Nacional leva exposição itinerante à zona oeste do Rio de Janeiro

publicado: 11/08/2011 15h00,
última modificação: 22/05/2012 14h55

Como parte do projeto Exposições Itinerantes, do Museu Histórico Nacional, foi aberta a comunidade do bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (4), a exposição Pelas Ruas e Calçadas – Comércio Informal e Ambulante, Ontem e Hoje.

Em cartaz na sede da Associação SerCidadão, a exposição apresenta a evolução do comércio informal e ambulante ao longo dos séculos com base em iconografia de época e fotografias do século XX. Fotos dos atuais ambulantes da região também integram a exposição.

Vendedores de cuzcuz, doces, empadas e uma legítima baiana do acarajé, entre outros ambulantes locais, marcaram presença na abertura da exposição, que conta com a participação da comunidade também no aspecto educativo. Oito alunos do Pré-Vestibular Comunitário local, treinados por funcionários do setor educativo do MHN e auxiliados por um professor de História, se encarregam das visitas mediadas oferecidas ao público visitante.

A exposição fica em cartaz até 9 de setembro na sede da Associação SerCidadão. Construção do século XIX, o local serviu de residência ao senador pernambucano Júlio Cesário de Mello, que atuou como médico sanitarista em Santa Cruz nos primeiros anos do século XX. A casa serviu de cenário para a gravação da telenovela “O Bem Amado”.

Serviço:
Pelas Ruas e Calçadas – Comércio Informal e Ambulante, Ontem e Hoje
Onde: Sede da Associação SerCidadão. Rua Dona Fernanda, 140. Santa Cruz – RJ
Quando: De segunda a sexta, das 9h às 15h.
Quanto: Entrada gratuita.
Telefone para agendamento de visita mediada: 2221-8830