Museu Imperial lança portal com acervo digitalizado

publicado: 06/05/2011 17h18,
última modificação: 22/05/2012 11h38

Na próxima sexta-feira, 6 de maio, às 12h, entrará no ar o novo portal do Projeto DAMI (Digitalização do Acervo do Museu Imperial). Na página, serão disponibilizadas sete coleções, com um total de 746 itens dos setores Museologia, Arquivo Histórico e Biblioteca, que correspondem a 16.908 imagens.

A página estará disponível no endereço http://www.museuimperial.gov.br/portal/projeto-dami-digitalizacao-do-acervo-do-museu-imperial.html, no qual se encontra atualmente uma página com a visualização-piloto do projeto. No novo site, haverá uma base de dados completa, por meio da qual será possível realizar buscas através de diversos critérios, acessar imagens em baixa resolução e obter dados detalhados sobre documentos, obras bibliográficas e peças pesquisadas.

Na montagem da base de dados, foi utilizado o DSpace, uma ferramenta open source já desenvolvida, testada e adotada como depositório digital por 1.072  instituições no mundo. Por permitir o acesso livre e gratuito, sem necessidade de logins e senhas, a ferramenta possibilitará maior democratização do acesso ao acervo.

“O lançamento da página é o coroamento de um esforço desenvolvido pela equipe do Museu Imperial no sentido de integrar o acesso do usuário a um acervo histórico e artístico diversificado. Além de oferecer dados técnicos sobre os itens, o site disponibilizará imagens que permitem aos interessados conhecer o acervo do Museu Imperial, que conta com cerca de 360 mil itens”, afirma a coordenadora técnica do projeto, Monique Gonçalves.

O Projeto DAMI teve início no final de 2009 e tem como objetivo digitalizar e disponibilizar todo o acervo do Museu Imperial, incluindo objetos, móveis, obras de arte, livros, periódicos, documentos, fotografias e outros. Até o final do projeto, cuja duração prevista é de no mínimo dez anos, serão digitalizados todos os cerca de 360 mil itens do acervo, o que deve gerar o número estimado de 8 milhões de imagens.

Na primeira fase, foram digitalizadas as seguintes coleções que serão disponibilizadas no novo site a partir de sexta-feira: Coleção Visconde de Itaboraí; Coleção Carlos Gomes; Coleção Sérgio Eduardo Lemgruber; Arquivo da Casa Imperial do Brasil (1º Inventário, 1249-1806); Coleção Família Imperial; Coleção Família do Conde Modesto Leal; e Coleção Tobias do Rego Monteiro.

Lançamento virtual do novo portal do Projeto DAMI

Data: 06 de maio de 2011 – 12h

Página: http://www.museuimperial.gov.br/portal/projeto-dami-digitalizacao-do-acervo-do-museu-imperial.html

Museu Imperial