Museu Imperial (RJ) apresenta concerto gratuito domingo

publicado: 03/08/2011 12h40,
última modificação: 22/05/2012 15h11

O próximo domingo, 07 de agosto, é dia de concerto gratuito no Museu Imperial. O evento é o quarto da temporada de 2011, que oferece apresentações todo primeiro domingo do mês, às 16h, na Sala da Batalha de Campo Grande. A iniciativa é uma parceria com o conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), sob regência do maestro Antonio Gastão, e terá participação especial do Coro de Câmara da UCP.

A entrada na apresentação é livre, mas, como o número de lugares é limitado, o Museu recomenda a retirada antecipada de ingressos. Os convites já estão disponíveis na bilheteria do Museu Imperial.

O conjunto Anima e Cuore da UCP foi fundado em novembro de 1986 e já realizou centenas de apresentações. Formado por alunos e ex-alunos bolsistas da universidade, possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco. Desde sua fundação, é dirigido pelo maestro Antônio Gastão.

Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, o maestro Gastão teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores: estudou Composição com Geraldo Vespar e Guilherme Bauer, Regência com Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Figueiredo, Técnica Vocal com Eládio Pérez-González e Harmonia da Música Popular com Jan Guest.

Veja abaixo o programa do concerto:

TRÊS CANÇÕES DA RENASCENÇA ESPANHOLA
Com o coro de câmara da UCP
1.                  ENCINA, Juan del – Levanta Pascual
2.                  ANÔNIMO – Venid a sospirar
3.                  ENCINA, Juan Del – Ou comamos y bebamos

RACHMANINOFF, Sergei – Vocalise (versão para cello e piano)

ROFT, William – Sonata I (das “Seis sonatas a duas flautas)
1.                  Grave
2.                  Allegro
3.                  Adagio
4.                  Allegro