Museu Imperial reinaugura pórtico de pedra do palácio

publicado: 14/03/2011 00h00,
última modificação: 22/05/2012 17h19

No dia 16 de março, quarta-feira, a cidade de Petrópolis (RJ) comemora 168 anos e o Museu Imperial, 68 anos. Para celebrar a data, o museu terá visitação gratuita não só para moradores da cidade, mas também para todos os visitantes.
O duplo aniversário também foi a data escolhida pelo museu para reabrir oficialmente o pórtico de pedra da fachada do palácio, que desde novembro de 2010 vinha passando por processo de restauração. A cerimônia de reinauguração começa às 15h, com presença do presidente do Ibram, José do Nascimento Júnior, representando a ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

O restauro reparou danos na estrutura do pórtico, que apresentava manchas escuras, vegetação, fendas e modificação da textura, além de deformação volumétrica do material, descolamento de pintura e outros problemas. Também foram restaurados os cachepots (vasos) de mármore, as rampas de acesso e a balaustrada.

O processo teve como premissa interferir o mínimo possível na estrutura e usar materiais não agressivos. As próteses inseridas, por exemplo, foram feitas com o material original, o granito, sempre com pigmentação o mais próximo possível da existente. Ao final do restauro, foi aplicado um protetivo, substância que preserva a pedra contra intempéries. O pórtico dá acesso à entrada principal do museu e é elemento importante da arquitetura do palácio.
Guia – No dia 16, o público receberá ainda outro presente: será lançado o Guia de Visitação do Museu Imperial, que passará a ser distribuído diariamente a todos os visitantes de forma gratuita. Patrocinada pela família imperial brasileira, a publicação descreve todos os ambientes do palácio e seus anexos, além de destacar as principais peças do acervo. O guia relata também algumas curiosidades, como hábitos da família imperial e seu cotidiano em Petrópolis, e apresenta um histórico do museu e os setores técnicos da instituição.