Museu Nacional de Belas Artes recebe instalação olfativa, de Josely Carvalho

publicado: 17/05/2019 15h19,
última modificação: 17/05/2019 15h19

MNBA DIARIO DE CHEIROS _AFECTIOO Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram) inaugura nesta sexta-feira (17), às 18 horas, a exposição individual “Diário de Cheiros: Affectio”, da artista brasileira, radicada em Nova York, Josely Carvalho. A mostra faz parte do projeto de acessibilidade e inclusão de novos públicos intitulado “Ver e Sentir”, trazendo a público a instalação visual, olfativa e tátil “Affectio”, exibida em diferentes espaços do museu.

A instalação “Affectio” é construída por seis mesas de aço corten com ânforas olfativas feitas em vidro soprado, técnica que a artista abraçou desde 2016 e que continua a desenvolver nos estúdios do Urban Glass, em Nova York. Cada ânfora recebe o nome do cheiro criado por Josely com o apoio da Givaudan do Brasil e da empresa Ananse. São eles: “Pimenta”, “Lacrimæ”, “Barricada”, “Anoxia”, “Poeira” e “Dama da Noite”. Este último, contudo, ganha uma sala especial no MNBA, na cor tonalidade carmim que, segundo a artista, remete à sensibilidade, à potência e força feminina, entendidas aqui como possível opção de mediação de conflitos.

A mostra é um desdobramento de “Teto de Vidro: Resiliência”, que foi exibida no ano passado no Museu de Arte Contemporânea – MAC USP e concorre, junto de outros cinco projetos, ao The Art and Olfaction Awards 2019, premiação internacional que celebra e premia artistas e perfumistas experimentais e independentes.

A exposição fica em cartaz até o dia 29 de setembro de 2019. O Museu Nacional de Belas Artes fica na Avenida Rio Branco, 199 – Cinelândia, no Rio de Janeiro. Saiba mais.

Sobre a artista

Brasileira, Josely Carvalho vive e trabalha em Nova York e no Rio de Janeiro. Produz pinturas, Besculturas e livros de artista, gravura, vídeo, som, instalações e, desde 2009, dedica-se também à produção de cheiros conceituais. Suas instalações incorporam uma variedade de tecnologias e técnicas na construção de ambientes digitais e físicos, ao passo que seu trabalho de “web concept” (www.bookofroofs.com) usa som, texto e imagens em um ambiente virtual, narrando perspectivas sobre o conceito de abrigo. Uma das artistas convidadas a participar da exposição itinerante internacional “Radical Women – Latin American Art 1960-1985”, organizada pelo Hammer Museum, Los Angeles (EUA).

Já expôs seus trabalhos em instituições como Brooklyn Museum, MoMA, MASP, MAC USP, Museo del Barrio (NYC), Casa de las Américas (Havana, Cuba), Museo de Bellas Artes (Caracas, Venezuela), e Pinacoteca de São Paulo, entre outros. No início de maio, foi indicada ao 6º Art and Olfaction / Sadakichi Award for Experimental Artwork with Scent, premiação internacional voltado a artistas de várias disciplinas que inserem o olfato em suas obras, em Amsterdam.