Museu Victor Meirelles realizará Oficina de Fotografia, em parceria com a Funarte

publicado: 08/09/2015 11h27,
última modificação: 09/09/2015 08h55

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles/Ibram, em parceria com o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Arte (Funarte), realizará nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, a oficina Fluxo de trabalho e as boas práticas da fotografia digital, da captura em RAW ao arquivamento.

Ministrada pelo professor e fotógrafo Marcos Issa, a oficina será gratuita e tratará sobre temas como tratamento de imagens, gerenciamento de acervos digitais e outros conceitos de acordo com as diretrizes para a fotografia digital do Updig.org (Universal Imaging Digital Guidelines) e do DPBestflow.org (Digital Photography Best Practices and Workflow).

As inscrições são limitadas a um total de 25 vagas e podem ser feitas até 22 de setembro. Os interessados deverão enviar para o e-mail mvm.ac@antigo.museus.gov.br, os seguintes dados: nome completo, telefone, e-mail e um breve currículo. Além disso, deverão responder às questões: 1) Leu o programa da oficina? Qual o seu interesse nela?; 2) Qual a sua área de atuação? De que forma você lida com fotografia digital? e 3) Trabalha sozinho ou em alguma instituição?

O resultado será divulgado, também por e-mail até o dia 25 de setembro. O critério de seleção será a análise das informações enviadas pelo candidato.

Ao todo serão 26 horas/aula, distribuídas entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, das 8 às 12h e das 13 às 18h, e 2 de outubro, das 8 às 12h e das 13 às 17h. As aulas ocorrerão no Auditório do Museu Victor Meirelles, em Florianópolis (SC). Informações: mvm.ac@antigo.museus.gov.br ou (48) 3222-0692.

O ministrante

Marcos Issa é fotojornalista, trabalhou em redações do Rio de Janeiro e São Paulo, até fundar a Agência Argosfoto, em 1995, onde atua como editor do banco de imagens e fotógrafo junto aos mercados institucional e editorial. Desde 2006, ministra cursos sobre “boas práticas” em fotografia digital para fotógrafos. Em 2013, fundou a PrataPixel especializada em digitalização de fotografias. Prestes a concluir o curso de Biblioteconomia na Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo, tem lançado mão dos conhecimentos de gestão de acervos digitais em seu trabalho de captação, edição e armazenamento de imagens.