Museus do estado do RJ definem ações preparatórias para Copa, Olimpíadas e ICOM- 2013

publicado: 13/12/2009 00h00,
última modificação: 22/05/2012 16h25

Cerca de 150 representantes de museus do estado do Rio de Janeiro, com a participação da secretária de Estado da Cultura, Adriana Rattes, e equipe do Instituto Brasileiro de Museus/Ibram/Ministério da Cultura definiram nesta terça-feira (17), em reunião no Rio, cinco linhas de ação para as instituições museológicas estarem preparadas para 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus – ICOM, em 2013, Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas em 2016, que acontecem no Rio.

As propostas dividem-se nos eixos: Modernização das instituições; Cidade-Museu – que contempla urbanização, sinalização e divulgação; Programação e intercâmbio; Implantação de museus; e Capacitação de funcionários. De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, José do Nascimento Júnior, os investimentos no setor devem chegar a R$ 600 milhões.

Até o final da próxima semana, um documento com as propostas encaminhadas pelos museus sobre as ações será entregue ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, e ao Ministro do Turismo, Luiz Barreto.

Legado Cultural – Com a eleição do Rio à cidade-sede desses eventos, os museus brasileiros estão convocados para a produção de um legado cultural, que implica a retomada dos vínculos indissociáveis entre o passado e o presente e a possibilidade de construção de um futuro que compreenda a cultura como bem simbólico, valor econômico e direito de cidadania.