Museus são vencedores da edição 2013 do Prêmio Rodrigo Melo Franco

publicado: 15/08/2013 08h58,
última modificação: 27/09/2013 16h53

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) divulgou ontem (14), os projetos vencedores da edição 2013 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, foi vencedor na categoria Responsabilidade Social

As ações reconhecidas representam os estados do Pará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e São Paulo. Dentre elas estão os museus da Gente Sergipana e Histórico de Sergipe, o Centro de Memória Dorina Nowill (SP) e o Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa (PB). Veja a lista completa dos premiados.

Este ano, foram inscritas 233 ações de todo o país, sendo que 76 foram finalistas da etapa nacional. Os vencedores receberão certificado, troféu e R$ 20 mil em dinheiro. A premiação será dia 17 de outubro, no auditório do Museu Nacional, em Brasília (DF).

Este ano, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade celebra também os 120 anos de nascimento do modernista Mário de Andrade que, em 1936, a pedido do então ministro da Educação, Gustavo Capanema, elaborou o anteprojeto de lei que resultou na organização jurídica da proteção do patrimônio cultural brasileiro e na criação do atual Iphan. Saiba mais.

Texto: Iphan/MinC
Edição: Ascom/Ibram