Nota pública sobre danos ao Museu das Missões provocados por temporal

publicado: 25/04/2016 13h43,
última modificação: 25/04/2016 19h25

Vento forte provocou danos a instalações físicas e parte do acervo do museu; peças serão transferidas para outro local, pois há previsão de mais chuvas para os próximos dias.
Vento forte provocou danos a instalações físicas e parte do acervo do museu; peças serão transferidas para outro local, pois a previsão para os próximos dias é de mais chuvas na região.

O Museu das Missões, em São Miguel das Missões (RS), foi afetado no final da tarde do último domingo (24) por um temporal que atingiu a região, o qual provocou danos a suas instalações físicas e parte de seu acervo.

O vento forte quebrou vidros e esquadrias das janelas do museu e danificou peças que estavam expostas no Pavilhão Lúcio Costa. A informação é de que esculturas de maior porte ali abrigadas tombaram e algumas peças foram arremessadas para fora do prédio.

No momento do incidente, não havia visitantes no prédio, mas um vigilante do museu se feriu levemente, tendo sido atendido, ainda ontem, em um hospital da região.

Desde o ocorrido, técnicos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lotados em São Miguel das Missões e em Brasília estão tomando as providências necessárias para a avaliação dos danos e a salvaguarda do acervo. O trabalho conta com o apoio de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e mobiliza, somente na sede do museu, um total de 18 profissionais.

Realocar as peças do acervo é a maior preocupação da equipe no momento. As peças deverão ser abrigadas provisoriamente em outro local, pois há previsão de mais chuvas para os próximos dias na região.

O presidente do Ibram, Carlos Roberto Brandão, se desloca ainda hoje para a região e nesta terça-feira (26) irá reunir-se com o prefeito de São Miguel das Missões e o superintende do Iphan no Rio Grande do Sul para avaliação e encaminhamento das próximas medidas que se façam necessárias à preservação do acervo e ao reestabelecimento das atividades do museu – que, devido ao incidente, suspendeu a visitação por tempo indeterminado.