Nota sobre a ação civil que requer a interdição de museus Ibram no RJ

publicado: 11/09/2018 18h34,
última modificação: 11/09/2018 18h48

Na última quinta-feira (6), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) recebeu ofício do Ministério Público Federal requisitando informe sobre a situação de seis museus de sua rede no Rio de Janeiro (Museu da República, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Museu Villa-Lobos, Museu da Chácara do Céu e Museu do Açude) quanto à posse de certificados emitidos pelo Corpo de Bombeiros que referendem sua abertura ao público e funcionamento geral.

No ofício, a procuradora Solange Braga fixou um prazo de 5 dias úteis para o envio das informações, prazo este que encerrará na próxima sexta-feira (14). Neste momento, o Ibram consolida informações enviadas pelos diretores dos referidos museus para atender, dentro do referido prazo estipulado, os questionamentos do Ministério Público Federal.

O Instituto Brasileiro de Museus ressalta que até o momento não recebeu nenhuma comunicação do Poder Judiciário sobre a ação civil pública onde foi requerida a interdição dos referidos museus, portanto o Ibram só poderá se manifestar após tal notificação.

O Ibram esclarece, na oportunidade, que já possui providências em andamento para a regularização de todas as exigências relacionadas à segurança dos museus que são objeto da solicitação do MPF, o que inclui tratativas com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) para obtenção de autos de vistoria referentes a tais unidades.