Ibram e Unesco: reunião internacional com especialistas começa no RJ

publicado: 11/07/2012 17h57,
última modificação: 13/07/2012 16h10
Reunião internacional segue até dia 13 de julho no RJ

Na manhã do dia 11, durante a abertura da reunião sobre Proteção e Promoção de Museus e Coleções, que segue até dia 13 no Rio de Janeiro (RJ), o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Jr., ressaltou a relevância da reunião, tendo em vista que, atualmente, há mais de 85 mil museus espalhados pelo mundo, que contam a história das nações e consideram a diversidade cultural.

A presidente do Comitê Executivo da Unesco, Alissandra Cummins, comentou que mesmo os museus que têm boas condições, chegam a expor apenas 30% das coleções. Segundo Alissandra, a Unesco deve pensar condições de proteção e conservação que permitam ampliar esse percentual sem colocar o acervo em risco, permitindo maior acesso da população a essas coleções. Acompanhe a reunião em tempo real aqui.

Potencial brasileiro
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, encerrou a solenidade de abertura afirmando que o Brasil tem sido importante incentivador da criação de políticas públicas para o fortalecimento dos museus em todo o mundo.

Ministra da Cultura reforçou o papel das políticas para museus no Brasil

Para ela, as ações brasileiras nesta área qualificam o país para ser sede de grandes eventos museológicos, como o que está ocorrendo. “Ainda neste ano será realizado o V Fórum Nacional de Museus, congregando cerca de dois mil profissionais e instituições de todo o Brasil, e com uma crescente participação internacional”, citou.

Participaram ainda da mesa de abertura a diretora da Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ivana de Siqueira; o chefe da Seção de Museus da Unesco, Christian Manhart; a superintendente de Museus da Secretaria de Cultura do RJ, Mariana Várzea; o subsecretário de Cultura do RJ, Walter Filho; e o chefe de Divisão de Acordos e Assuntos Multiculturais da Unesco, conselheiro José Armando Resende. Leia mais.

Texto: Divulgação
Fotos: Leonardo Ervilha