Oficinas do Programa de Qualificação em Museologia seguem pelo país

publicado: 01/12/2011 17h39,
última modificação: 06/12/2011 12h15

O Programa de Qualificação em Museologia 2011, desenvolvido pelo Ibram/MinC em parceria com as secretarias de cultura dos estados, segue em dezembro com seis oficinas pelo país – todas com inscrições gratuitas.

Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, acontece a oficina de Planejamento Museológico em Natal (RN), ministrada pelo museólogo Rafael Azevedo Fontenelle – Diretor do Departamento de Apoio a Projetos de Preservação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (RJ).

Qualificação: oficina Museu, Memória e Cidadania aconteceu em Cuiabá (MT) em novembro

No mesmo período, em Bananeiras (PB), o tema da formação será Museus e Turismo. A ministrante, Elisiane Dondé Dal Molin, é especialista nas áreas de lazer, patrimônio histórico, identidade cultural e museologia. As inscrições já se encontram encerradas.

O tema Planejamento Museológico também é o mote da oficina em Aracaju (SE) entre os dias 12 e 14 deste mês. Ministrada pela museóloga do Ibram/MinC Mirela Araujo, o evento acontece no Auditório do Memorial do Poder Judiciário. Inscrições e outras informações pelo telefone (79) 3179.1916.

Em Salvador (BA), dias 14, 15 e 16 de dezembro, a oficina Plano Museológico: implantação, gestão e organização de museus terá lugar no Museu de Arte da Bahia. A oficina será ministrada por Rafael Azevedo Fontenelle. Os interessados devem acessar formulário  para se inscreverem

Já a professora e coordenadora do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas, Noris Leal, trata do tema Gestão e Documentação de Acervos na oficina que acontece em Porto Velho (RO), entre os dias 13 e 15 de dezembro. Mais detalhes pelo telefone (69) 3216.7301.

A última oficina programada para este ano será em São Caetano do Sul (SP) sobre Elaboração de Projetos e Fomento para a Área Museológica nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. A ministrante será Vera Rangel, doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona (Portugal) e membro da equipe para constituição do Museu das Águas de Porto Alegre (RS).

As inscrições estão sendo feitas pelo endereço eletrônico fpm@fpm.org.br até o dia 9 de dezembro. Saiba mais sobre o Programa de Qualificação em Museologia.

Fonte: Ascom/Ibram