Nova diretora do Museu de Arte Religiosa e Tradicional toma posse

publicado: 23/08/2019 15h14,
última modificação: 20/01/2020 15h15
Carla Renata Gomes

Na segunda-feira (19) a nova diretora do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART/Ibram), Dra. Carla Renata Antunes de Souza Gomes, entrou em exercício no cargo à frente da unidade museológica que integra a rede do Instituto Brasileiro de Museus, após aprovação em processo seletivo realizado através do Chamamento Público Nº 2, publicado pelo Instituto em março deste ano.

Natural do município de Butiá, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), Carla Renata Gomes possui graduação em História, pela Universidade de Caxias do Sul (2002), Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2013), além de mestrado (2006) e doutorado (2012) em História pela UFRGS.

Atuou em projetos culturais na Surya Projetos e prestou consultoria nos projetos de gestão do acervo e de requalificação do Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul, do inventário do Acervo Museológico de Pinhal da Serra, do acervo do Museu da Brigada Militar, do acervo da Catedral do Pelotas, Parque Arqueológico do Homem do Planalto das Araucárias.

Carla Renata também lecionou na Universidade La Salle e na Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha, nas disciplinas de História, Teoria e Legislação de Conservação e Restauro, entre outras.

Sobre o MART

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional é sediado no Antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos sedia o museu, que oferece uma exposição permanente de arte sacra dos séculos XVII e XVIII e peças de mobiliário. O prédio, datado de 1686, é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O MART fica no Largo de Santo Antônio, s/nº, em Cabo Frio (RJ).