Museu de Arte Sacra de Paraty reabre suas portas após reforma

publicado: 22/05/2015 11h14,
última modificação: 09/06/2015 12h07

Museu de Arte Sacra de Paraty (RJ)

O Museu de Arte Sacra de Paraty (MAS/Ibram) reabriu suas portas no último sábado (16). Instalado dentro do conjunto arquitetônico de Santa Rita – a Igreja mais antiga da cidade, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) –, o MAS ganhou uma nova exposição de longa duração com o intuito de estreitar ainda mais sua relação com a população local, seus ritos religiosos e seus festejos.

Fechado desde 2011, o MAS foi incluído no processo de requalificação do conjunto arquitetônico de Santa Rita, que teve início em 2006, com recursos da Petrobras.

Entre as ações realizadas estão a descupinização dos retábulos, a recuperação da estrutura do telhado, a execução de um novo projeto luminotécnico, a recuperação de parte dos objetos litúrgicos a restauração e a recuperação e a pintura de suas estruturas físicas (fachada e interior). O projeto  teve o apoio da Caixa e da Petrobras em sua primeira etapa.

A cerimônia oficial de abertura do Museu de Arte Sacra, no entanto, acontecerá somente no dia 13 de junho, quando será realizada a trasladação da imagem de Santa Rita da Igreja Matriz de Nossa Senha dos Remédios – local onde ficou durante o período de obras – até a Igreja de Santa Rita, sede do museu.

Texto e foto: Ascom/Ibram