Pontos de Memória inauguram exposições no Paraná e Rio Grande do Sul

publicado: 14/12/2011 18h37,
última modificação: 16/12/2011 15h46

Os Pontos de Memória Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS), e Museu de Periferia (MUPE), no Sítio Cercado, em Curitiba (PR), inauguram, esta semana, exposições sobre a história dos dois bairros.

O evento de lançamento da exposição Lomba do Pinheiro: patrimônio inventariado e itinerários culturais será na quinta-feira, 15 dezembro, às 19h.

A mostra apresenta, por meio de fotografias, jornais, cartas e depoimentos de moradores, o resultado do processo de inventário realizado nos últimos dois anos por lideranças comunitárias. Na ocasião também será apresentado um mapa com a identificação de vilas, comunidades indígenas, sítios arqueológicos, pedreiras, vinícola, dentre outros patrimônios locais.

Na sexta-feira, 16 de dezembro, a partir das 15h, o MUPE inicia a mostra Memórias e Sonhos do Sítio Cercado. A partir de fotos, documentos e objetos reunidos por moradores, a exposição fará uma cronologia da formação do bairro desde o período rural até os movimentos de luta por moradia e melhoria das condições de vida.

Os Pontos de Memória são apoiados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) por meio do Programa Pontos de Memória, que conta com a parceria do Programa Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura; do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci/MJ) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Novos pontos
Como parte do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011, foi publicado no dia 14 de dezembro, o resultado do Prêmio Pontos de Memória, que apoiará 45 iniciativas de memória social no Brasil e três no exterior. Saiba mais.

Texto: Ascom/MinC
Foto: Ponto de Memória Sítio Cercado/Divulgação