Presidente do Ibram anuncia investimentos e projetos em visita ao Rio

publicado: 27/09/2012 08h45,
última modificação: 01/10/2012 11h59

Nesta terça-feira, 25 de setembro, o Museu Imperial recebeu a visita do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Jr.

Ele anunciou o recebimento pelo Museu Imperial do registro nacional no Programa Memória do Mundo, da Unesco.  O registro classifica acervos documentais como patrimônios da humanidade. Em 2010, o título foi recebido pelos documentos relacionados às viagens de d. Pedro II e, agora, o conjunto agraciado foi a Coleção Carlos Gomes do Museu Imperial.

“Esse é o segundo título recebido pelo Museu Imperial e o interessante é que presta uma homenagem a um grande artista brasileiro, o maestro Carlos Gomes. O prêmio mostra a qualidade dos museus brasileiros, em especial o Museu Imperial, pois ele não seria possível sem o trabalho de preservação que o Museu vem realizando”, afirmou Nascimento.

O Ibram também falou da liberação de verbas ao Museu Imperial para obras de adequação dos espaços dos setores técnicos. “O Ibram destina recursos durante todo o ano para a manutenção dos museus, mas, nesse caso, faremos um investimento especial. O Museu Imperial tem a necessidade de adequação dos seus espaços, o que é um processo natural, uma vez que, ao longo do tempo, o museu vai repensando suas atividades, recebendo novos acervos e criando novas demandas”, explicou Nascimento.

A inauguração da Biblioteca Acessível do Museu Imperial também contou com a presença do presidente do Ibram. O acervo reúne livros em Braille e audiolivros disponibilizados para empréstimos e foi inaugurada com contação de histórias para deficientes visuais, na qual arte-educadores utilizaram recursos sensoriais para compor os enredos.

Após a coletiva, o presidente do Ibram conheceu alguns dos espaços que receberão as obras, os documentos da Coleção Carlos Gomes e o andamento do restauro da Berlinda de Aparato de d. Pedro II, que vem sendo realizado desde novembro e recupera uma das mais emblemáticas peças do acervo do Museu Imperial.

Texto e foto: Museu Imperial