Principal condecoração da cultura será entregue nesta segunda-feira

publicado: 09/11/2015 15h38,
última modificação: 09/11/2015 15h38

Esta segunda-feira, dia 9, é dia de festa para a cultura brasileira, dia de demonstrar respeito e reconhecimento, dia de agradecer e celebrar. É o dia da entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a maior condecoração da cultura brasileira que, como se um cortejo fosse, homenageia pessoas, entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas nesta área.

Este ano, em sua 21ª edição, a OMC renderá homenagens a 34 escolhidos, sendo o poeta Augusto de Campos o grande destaque. A cerimônia será realizada às 20h no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e terá cobertura completa e transmissão ao vivo nos canais digitais do Ministério da Cultura (MinC).
Criada por decreto, em 1995, e outorgada pelo MinC, a OMC já premiou mais de 500 protagonistas do desenvolvimento da cultura brasileira, vivos ou in memorian, tais como: Milton Nascimento, Lygia Fagundes Telles, Luis Gonzaga, Athos Bulcão, Celso Furtado, Lúcio Costa, Ariano Suassuna, Zuzu Angel, Vinicius de Moraes, Nelson Rodrigues e Clarice Lispector, entre outros.
Processo de escolha
A escolha dos agraciados ocorre todos os anos por meio de seleção entre nomes previamente indicados. Qualquer pessoa pode fazer uma indicação, dentro do prazo estabelecido, preenchendo o formulário disponibilizado nos canais digitais do MinC ou pelos Correios.
Este ano o prazo foi até 30 de maio. As sugestões foram avaliadas pelo Conselho da Ordem do Mérito Cultural, presidido pelo ministro Juca Ferreira e integrado pelos ministros da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação e de Relações Exteriores, além de uma Comissão Técnica nomeada pelo MinC.
Os homenageados pela OMC são divididos em três classes – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro – e recebem uma insígnia na forma da cruz de São Tiago da Espada, esmaltada de branco e perfilada em ouro.
Texto: Vinicius Mansur / Assessoria de Comunicação – Ministério da Cultura