Registro Memória do Mundo do Brasil 2017 recebe candidaturas

publicado: 04/04/2017 10h55,
última modificação: 04/04/2017 10h55

MOW Brasil 2016 - Arquivo Circo Garcia
MOW Brasil 2016 – Arquivo Circo Garcia

O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco recebe inscrições de candidaturas de acervos documentais do país à inscrição no Registro Memória do Mundo do Brasil, para o ano de 2017. As candidaturas deverão ser enviadas até o dia 31 de julho de 2017 para o e-mail candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br. As informações estão disponíveis aqui.

Serão selecionados de zero (0) a dez (10) documentos ou conjuntos documentais, obras ou coleções, de natureza arquivística e/ou bibliográfica, tanto textuais (manuscritos ou impressos), quanto audiovisuais (filmes, vídeos e registros sonoros), iconográficos (fotografias, gravuras e desenhos) ou cartográficos, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira.

O resultado do Edital será divulgado em http://mow.arquivonacional.gov.br/ em 9 de outubro de 2017. Os acervos selecionados constarão de Portaria do Ministério da Cultura publicada em DOU e seus custodiadores receberão os certificados de nomeação e a logomarca que os identifica como acervos “Memória do Mundo da UNESCO”, a nível nacional, em cerimônia no dia 7 de dezembro de 2017, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoWBrasil, atendendo às Diretrizes do Programa, tem por objetivo promover a proteção especial de acervos documentais de interesse nacional, assim como estimular a sua preservação e acesso. Saiba mais aqui.