Relação entre Antropologia e Museus é tema de seminário em São Paulo

publicado: 18/06/2012 09h25,
última modificação: 21/06/2012 17h31

Em parceria com a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) promove, de 29 de junho a 1º de julho, o seminário A Antropologia vai aos Museus – Os Museus vão à Antropologia. Estão sendo oferecidas 300 vagas. O evento será realizado no auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo, SP). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Parte da programação prévia da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, que será realizada na PUC-SP entre os dias 2 e 5 de julho, o seminário tem como objetivo examinar criticamente as contribuições do conhecimento antropológico para a formação e produção de acervos de memória, assim como o importante papel que os museus desempenham para o ensino da Antropologia e a divulgação de produções antropológicas.

As intersecções entre Antropologia, Museologia, Cinema, Fotografia, Musicologia e performances serão o foco do seminário. Em sua conferência de abertura o tema A Antropologia como arte de ver o mundo será abordado pelo antropólogo Roberto DaMatta.

A lista de debatedores e palestrantes convidados traz ainda nomes como Roque Laraia (UnB), Cao Hamburguer (cineasta), Dominique Gallois (USP) e Bela Feldman (ABA).  Confira a programação completa.

Texto: Ascom/Ibram