Museu da Inconfidência (MG) inaugura mostra com obras de Burle Marx

publicado: 05/04/2013 16h52,
última modificação: 05/04/2013 16h52

O Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), de Ouro Preto (MG), está com a exposição A Natureza de Burle Marx em cartaz até 2 de junho. A mostra  está na Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I (Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro), e pode ser visitada de terça a domingo, das 12h às 18h. A entrada é gratuita.

Podem ser vistas esculturas, gravuras, pintura e desenhos que fazem parte do acervo do Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx (IPHAN/MinC) e revelam a faceta artística do paisagista Roberto Burle Marx, pouco conhecida pelo grande público. Artista múltiplo, além de paisagista, era pintor, desenhista, cenógrafo, designer, escultor, gravador e cantor. Sendo grande conhecedor de botânica, tinha as plantas como sua matéria-prima e a pintura representava para ele uma espécie de renovação da sensibilidade.

O artista
Burle Marx (1909 – 1994) é considerado um dos melhores criadores de jardins do século XX. Foi responsável pelos projetos paisagísticos de parques e jardins públicos em diversos países. No Brasil, tem destaque seu trabalho no Parque do Flamengo (1961), e Avenida Atlântica (1970), no Rio de Janeiro; os Jardins da Pampulha (1938), na capital mineira, e o Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Com grande consciência ecológica, usou em suas composições espécies constitutivas da paisagem local.

Sempre em contato com as raízes populares da arte brasileira, as primeiras pinturas de Burle Marx se aproximam da tradição indígena. De 1928 a 1929, estudou pintura na Alemanha, onde teve influência do Modernismo europeu e de artistas como Van Gogh, Picasso, Braque, Gris, Arp, Matisse e Klee.

À época, também frequentava o Jardim Botânico de Dahlem, em Berlim. Ao retornar ao Brasil em 1930, matriculou-se na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro e, em 1935, chegou a ser aluno de Portinari por um breve período. Também trabalhou em parceria com os arquitetos Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, dedicando-se ao paisagismo e paralelamente à pintura e ao desenho. Saiba mais.

Texto: Divulgação Museu da Inconfidência
Última atualização: 21.5.2013